Descrição
p b Encerrando a tetralogia em Fundamentos da psicanálise de Freud a Lacan /em , este volume em /em aprofunda temas pouco desenvolvidos nos anteriores e enfoca a posição do analista em sua prática: num verdadeiro laboratório a cada sessão, entre ciência e arte. /b /p p Começando por considerar Sigmund Freud e Leonardo da Vinci, cada um à sua maneira e em seu tempo, como gênios divididos entre ciência e arte, Marco Antonio Coutinho Jorge demonstra diversos aspectos de dois temas indissociáveis da psicanálise que põem no primeiro plano o estilo do analista e sua arte: a interpretação e o tópico da duração da sessão a partir de Lacan. Apresenta desenvolvimentos sobre o objeto em a /em , o estranho e as fórmulas lacanianas dos quatro discursos, e reflete ainda sobre a contribuição de Thomas Kuhn na epistemologia da ciência, iluminando a prática da psicanálise como a de um cientista em seu laboratório, conhecedor do saber tradicional de sua complexa disciplina e apto a acolher a novidade inédita que emerge a cada sessão na fala de cada paciente. br / Um fecho à altura para esta tetralogia que, com clareza, insights, leveza e precisão, revê a construção do edifício da psicanálise, desde suas bases conceituais até o labor do analista em sua clínica. /p p Fundamentos da psicanálise de Freud a Lacan br / em Vol. 1: As bases conceituais br / /em em Vol. 2: A clínica da fantasia br / /em em Vol. 3: A prática analítica br / /em em Vol. 4: O laboratório do analista /em /p